Aparte:
Marco Antonio Mota e Olivia Ardui
“Atrás da máscara havia mais uma máscara assim como também havia havi- do outras antes daquela. No grande teatro que não se sabe, guramos uma cena que se pretende mais real do que a cena assumida como represen- tação. Os papéis, no en- tanto, serão determinados pelo contexto: com qual elenco e em que cenário a ação se desenvolve – ou já estariam preestabele- cidos os roteiros e as co- reogra as de nossas per- formances? A autoria da obra permanece, todavia, desconhecida. O capuz se ajusta na medida exata da vaidade de cada ator. À parte o circo de horrores e as tragédias inomináveis que nos circundam, preva- lece neste palco o tom da comédia.
Espero que Marco e Olivia estejam cientes das conse- quências que poderão ad- vir para os que praticam jogos de mascaramentos. A faca da ironia com a qual se joga é um instru- mento que corta dos dois lados.
Com amor (e merthiolate), Leo Felipe”
Em teatro, “aparte” significa a fala que uma personagem “segreda” ao público, a que outras personagens em cena não tem acesso. Marco Antonio Mota e Olivia Ardui se apropriam de certos conceitos e formas do teatro somados a um estudo experimental do tarô para desenhar um conjunto de arquétipos do mundo das artes. Para cada um dos 22 arcanos maiores, criam uma personalidade observável em vernissagens e finissagens, em palestras, bienais, filas de museu.
“
2,5 x 21 cm
108 páginas
Prefácio: Marcelo Ariel
Ilustrações: Marco Antonio Mota